Pró Vida
A Instituição que doou toda a Unidade da ETEC ao Centro Paula Souza, com toda a instalação, laboratórios e Infra estrutura.
 
Fundada em 1978 em São Paulo pelo médico brasileiro Dr. Celso Charuri, a PRÓ-VIDA conduz interessados em reconhecer e ampliar o enorme potencial de capacidades mentais, psíquicas e espirituais do ser humano.
Com um programa ordenado em estágios de desenvolvimento do potencial humano, técnicas de mais de cinco mil anos e temas não tratados em livros, é possível ampliar a percepção de si próprio e do meio em que se vive, reconhecendo-se como parte integrante de um todo universal.
Baseados na premissa de que o meio é produto do homem, e não o contrário, como expressa a Carta de Princípios da PRÓ-VIDA, seres com a percepção ampliada, conscientes de sua participação no mundo, ativos e atuantes, melhores em todos os seus aspectos e em todas as suas manifestações, fazem do mundo uma expressão de si. Constroem um meio digno. Vivem em um mundo bem melhor.
 
Conheça o patrono da nossa escola
 
Dr. Celso Charuri nasceu em São Paulo em 11 de junho de 1940. Médico formado pela Universidade Federal do Paraná, com especialidade em ginecologia e obstetrícia, foi cirurgião, psicanalista, pesquisador e filósofo, dedicando toda a sua vida ao profundo estudo das possibilidades humanas.
Dotado de inteligência incomum e coração puro, cedo conscientizou-se da situação vigente no mundo: guerras, violências, chacinas, miséria, pobreza e fome. Diante desse panorama, para ele intolerável, concluiu que deveria efetivamente fazer algo no sentido de criar um mundo melhor, de minimizar ou até eliminar esse sofrimento que atinge indiscriminadamente toda a humanidade.
Ao buscar a causa, a origem dessa situação, constatou que há muito tempo a humanidade acredita e fundamenta suas ações em uma premissa que percebeu falsa: “O homem é fruto do meio”. Assim, para combater a injustiça, a violência, a miséria e a fome, o homem tenta, em vão, por meio de ações políticas ou sociais, modificar as leis, as estruturas e as relações econômicas e sociais, ou seja, modificar ou revolucionar o “meio” para modificar o homem.
Analisando com profundidade essa questão, Dr. Celso logo reconheceu a verdadeira premissa: O meio é fruto do homem. E concluiu: Um Mundo Melhor, um meio digno, somente se constrói com homens melhores, homens dignos.
Assim, para preparar esses homens, desenvolver e ampliar suas capacidades latentes, muitas vezes até desconhecidas, ele criou em 1978 a PRÓ-VIDA, instituição que hoje, por intermédio de cursos de desenvolvimento do potencial humano, e de ações que expressem uma consciência humana ampliada, já preparou mais de 200 mil pessoas em vários países do mundo.
Sua ação mostrou seus primeiros frutos quando da criação da Central Geral do Dízimo, fundada por ele em 12 de outubro de 1979. É, em resumo, a ação genuína do Homem consciente e integrado ao Propósito Universal.
Dr. Celso Charuri faleceu em 20 de dezembro de 1981, aos 41 anos de idade, três anos após ter fundado a PRÓ-VIDA. Nesse período, fundamentou completamente as bases que permitiram que alunos, amigos e seguidores pudessem dar continuidade à sua obra, nos mesmos ideais e princípios, mantendo presente o seu espírito, que continua orientando e servindo de exemplo a milhares de pessoas que hoje participam da PRÓ-VIDA.